#2 Sobre a letra C: Consumidores, Conceitos e Conteúdo.

Fichamento dos três primeiros capítulos de “A Bíblia do Marketing Digital” de Cláudio Torres.


Sim, vamos falar de Marketing Digital (e muito!). Começo deixando claro que a leitura se torna prazerosa até para os mais preguiçosos, a linguagem e os exemplos citados por Cláudio Torres deixam tudo mais fácil.

No 1° capítulo o autor faz um panorama geral sobre a internet e sobre o perfil, o comportamento e o ambiente do consumidor que está conectado a internet. Ele ressalta a “novidade” trazida pela internet através do seu nascimento: o acesso ás informações de forma instantânea. Mostra também a crescente facilidade ao acesso à internet por todas as classes. A partir daí, a internet se tornou uma grande rede de comunicação capaz de nortear seus usuários a respeito de diferentes assuntos. A internet se tornou um meio imprescindível, conectando grande parte da população e aumentando cada vez mais o poder dos consumidores presentes na web.

Uma coisa é clara, o internauta é a essência da internet. Com as novas tecnologias como blogs, ferramentas de busca, fóruns, redes sociais o internauta assumiu o controle. Não existe uma separação entre produtor e consumidor. Esse consumidor busca informação, diversão e relacionamento.

O autor cita algumas regras de ouro para o relacionamento com o consumidor, são elas:

  • Interação consentida: Nunca invadir o espaço do usuário. Listas de e-mails compradas de outras empresas podem afastar ainda mais o consumidor.
  • A experiência do usuário deve ser preservada: Nunca crie sites com pop-ups, telas que abrem automaticamente ou programas que se instalam automaticamente na máquina do usuário, isso é uma garantia de que ele não voltará ao seu site.
  • Não engane o internauta: Fazer propaganda enganosa na mídia é ruim, na Internet é suicídio.
  • Pense sempre nas pessoas por trás dos computadores: Lembre que as pessoas são reais, não apenas cliques e visitas ao seu site.
Ainda nesse capítulo, Cláudio Torres explica um pouco sobre o início do e-commerce, dos hotsites e da revolução na Internet que foi o surgimento dos Blogs, uma mudança na forma de busca e uso dos conteúdos na rede. Situados nesses ambientes podemos entender que tipo de público pode ser encontrado em cada um deles e definir bem quais estratégias de marketing utilizar.


“A internet é uma rede de milhões de pessoas, de todas as classes sociais, que buscam informações, diversão e relacionamento e que comandam, interagem e interferem em toda e qualquer atividade ligada à sociedade e aos negócios.”
(Cláudio Torres)


O 2° capítulo trata de terminologias e conceitos sobre o Marketing Digital, o autor cita vários conceitos básicos relacionados a Marketing digital, também fala como as empresas devem se preocupar com seu posicionamento na internet e garantir que suas ações de Marketing sejam efetivas, as empresas devem conhecer e entender os mecanismos da internet para assim ter sucesso na rede. A Internet afeta diretamente essas empresas, pois o controle é do consumidor. Mesmo que a empresa não faça parte da rede, comentários sobre os seus produtos e serviços certamente farão parte dela. A internet afeta as empresas independente da sua vontade. 

Tendo em vista essa expansão da internet e a necessidade de adequação a esse novo modelo, o Marketing Digital é composto por estratégias, essas ações funcionam como uma teia, por isso existe a necessidade de coordenação e interação entre as ações estratégicas, são elas:


1. Marketing de conteúdo
2. Marketing nas mídias sociais
3. Marketing Viral
4. Email Marketing
5. Publicidade online
6. Pesquisa online
7. Monitoramento


Por fim, o 3° capítulo do livro trata do Marketing de conteúdo e mostra como a qualidade do conteúdo é fundamental para fidelizar o consumidor. É preciso que o conteúdo tenha volume e qualidade suficiente para que o consumidor o encontre, goste e se relacione com a marca/empresa/produto. O autor cita ainda a importância das ferramentas de busca e como elas alavancam uma empresa se usadas da forma correta. Ele cita ainda algumas dicas MUITO relevantes para a utilização de blogs (algumas foram colocadas em prática aqui nesse pedaço de mundo sobre o Marketing).

Regras que ajudam (muuuuuuuito) na hora de criar um blog:
  •  Crie títulos interessantes para os posts
  •  Use parágrafos
  •  Use subtítulos
  •  Cuidado com a ortografia
  •  Pense antes de escrever
  •  Responda aos comentários
  •  Use um design simples para o leitor (ninguém merece poluição visual)
  •  Use figuras e vídeos
  •  Programe posts
Esse foi o pequeno (mas nem tanto) resumo dos três primeiros capítulos da Bíblia do Marketing Digital.

Até 

2 comentários: